mattcouto

[RESOLVIDO] Monitor Touch Screen para Raspberry Pi

Sat Jul 26, 2014 2:31 pm

Boa tarde, venho procurando um monitor touchscreen compatível para usar em um projeto com a minha placa Raspberry Pi. Inicialmente procurei o Dell E2014T, muitos vi alguns posts americanos que esse era plug-and-play no raspberry. Porem o tempo de entrega dele na Dell Brasil não atende à minha demanda, então estou a procura de algum monitor touch que funcione, em alguma loja no brasil que esteja para pronta entrega!

Minha segunda opção era comprar um Kit touch screen para que eu transformasse um monitor qualquer em touch, porem novamente vem a questão de compatibilidade porem agora no Controlador USB touch screen. Vi que o controlador da Microchip AR1100 é compativel com o rasp mas não tem nenhuma venda nacional de pronta entrega.

Foi então que encontrei a loja Playtix ( http://www.playtix.com.br ) que entrega o kit completo para montagem contendo a tela, o controlador usb e alguns cabos. Porém fico ainda com receio do controlador não ser compatível com a placa ( apesar de que o site afirma que o produto é compatível com Linux Ubuntu ).

Atualmente uso o Raspbian, mas caso a solução seja uma troca de OS, não vejo problema.

Espero ter sido claro em minha dúvida e aguardo alguma ajuda.

Obrigado!
Last edited by mattcouto on Wed Jul 30, 2014 4:03 am, edited 1 time in total.

Montekuri

Re: Monitor Touch Screen para Raspberry Pi

Mon Jul 28, 2014 11:07 pm

Por enquanto não existe Ubuntu para Raspberry Pi.

mattcouto

Re: Monitor Touch Screen para Raspberry Pi

Wed Jul 30, 2014 3:55 am

Creio que você não entendeu a minha pergunta. Inicialmente a minha intenção era saber quanto à compatibilidade de alguma tela Touch Screen ( de facil acesso no brasil ) com o raspberry pi. Indaguei quanto aos kits Touch Screens da Playtix, dizendo ainda que ele possui compatibilidade com o Ubuntu podendo ter uma chance assim com o raspbian.

Enfim, resolvi o meu problema, comprei o kit Touch Screen da loja www.playtix.com.br e chegou em 3 dias ( optei pelo serviço de entrega mais rápido ). Ao receber a tela, pluguei no rpi e funcionou de cara ( tive apenas que invertar as coordenadas X e Y que por algum motivo estavam invertidas ). Fora isso, indico a loja, o atendimento foi excelente.

mumapu

Re: [RESOLVIDO] Monitor Touch Screen para Raspberry Pi

Tue Aug 19, 2014 7:48 pm

Olá amigo... no caso qual o monitor e configuração vc utilizou? Me interessei na interface.
Poderia passar o modelo?

eduardofaria

Tue Aug 26, 2014 2:02 pm

Amigo, qual dos kits vc comprou??

E, será q funcionaria em uma cubie??

Valeu!!

Ninloth

Tue Mar 01, 2016 5:15 pm

Seguindo o conselho do tópico, acabei comprando um monitor desses, mas tive problemas na hora de configurar a tela e o touch (principalmente a questão dos eixos invertidos), mas é muito fácil de se configurar. Como não achei nenhum tutorial atualizado (março de 2016), resolvi postar minha solução aqui.

Primeiramente, meus equipamentos são um Monitor Touch Screen Spider Essence, de 10.1", e um Raspberry Pi 2 B, com o Raspbian Jessie instalado (26 de fevereiro de 2016).

Para deixar a tela em uma resolução mais amigável (720p), eu editei o arquivo /boot/config.txt e habilitei as opções hdmi_group=2 e hdmi_mode=23.

O comando lsusb me mostra essa saída referente ao touch:
Bus 001 Device 007: ID 0eef:0001 D-WAV Scientific Co., Ltd eGalax TouchScreen

E o comando lsmod | grep touch me retorna:
usbtouchscreen 12683 0

Ou seja, o driver do touch está instalado e funcionando (de fato, mas com os eixos invertidos). Para funcionar corretamente, meus passos foram:

Primeiro, atualize o sistema:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y && sudo reboot

Depois instale o xinput (opcional, acho) e o calibrator:
sudo apt-get install xinput xinput-calibrator

Com esses passos feitos, abra o X (caso esteja usando a interface modo texto):
startx

Depois abra um terminal e execute o calibrador:
xinput_calibrator

Clique na tela conforme pedido para calibrar o touch. Ao final do processo, será exibido no terminal um relatório com os parâmetros de calibração, similar a esse:

Code: Select all

Warning: multiple calibratable devices found, calibrating last one (eGalax Inc. Touch)
use --device to select another one.
Calibrating EVDEV driver for "eGalax Inc. Touch" id=10
    current calibration values (from XInput): min_x=1964, max_x=58 and min_y=143, max_y=1958
Doing dynamic recalibration:
    Setting calibration data: 1956, 73, 194, 1916
--> Making the calibration permanent <--
copy the snippet below into '/etc/X11/xorg.conf.d/99-calibration.conf' (/usr/share/X11/xorg.conf.d/ in some distro's)
Section "InputClass"
    Identifier "calibration"
    MatchProduct "eGalax Inc. Touch"
    Option "Calibration" "1956 73 194 1916"
    Option "SwapAxes" "0"
EndSection
Nesse instante o touch já deve estar funcionando normalmente, mas para tornar a calibração permanente ainda são necessários alguns passos:

Copie os parâmetros (últimas seis linhas do relatório) para um novo arquivo de configurações do xorg:
sudo leafpad /usr/share/X11/xorg.conf.d/99-calibration.conf

Salve o arquivo e reinicie.
sudo reboot

E é isso ai, depois de ter seguido os passos direitinho, seu monitor e touch já devem estar funcionando perfeitamente!

Espero que tenha ajudado! ;)

ubroliveira

Mon Apr 11, 2016 9:28 pm

Boa tarde Ninloth, tudo bem?

A tela que você adquiriu foi a do KIT PAINEL TOUCH SCREEN RESISTIVO DE 7" FORMATO WIDESCREEN DE 4 VIAS USB (https://www.playtix.com.br/loja/kit-tel ... creen.html). Então essa tela funciona sem problemas no Raspberry com esses ajustes?

Ninloth

Tue Apr 12, 2016 2:22 am

ubroliveira wrote:Boa tarde Ninloth, tudo bem?

A tela que você adquiriu foi a do KIT PAINEL TOUCH SCREEN RESISTIVO DE 7" FORMATO WIDESCREEN DE 4 VIAS USB (https://www.playtix.com.br/loja/kit-tel ... creen.html). Então essa tela funciona sem problemas no Raspberry com esses ajustes?
Olá!

O que eu comprei foi esse: https://www.playtix.com.br/loja/monitor ... sence.html

É um monitor completo, não somente a tela touch, mas creio que use o mesmo tipo de tela, pois o touch é resistivo, usb, e de 4 vias. Eu acho que se você comprar só o touch não vai ter problemas para fazer funcionar direitinho. O método que descrevi, creio eu, deve servir para calibração para qualquer tipo de tela.

gui7vaz

Tue Jun 14, 2016 8:56 am

Olá. Eu segui os passos mas nao deu certo.
Quando eu clico nas marcas de calobração me volta uma mandagem falando que cliquei errado e o processo sera reiniciado.
Estou usando o rasp 3 b

Abraços

Ninloth

Tue Jun 14, 2016 11:21 am

gui7vaz wrote:Olá. Eu segui os passos mas nao deu certo.
Quando eu clico nas marcas de calobração me volta uma mandagem falando que cliquei errado e o processo sera reiniciado.
Estou usando o rasp 3 b

Abraços
É mesmo? Que estranho... Qual é o output que dá quando voce executa lsusb?

Já tentou executar o calibrador com sudo? Outra coisa que você pode tentar é abrir o gráfico como root e ver se muda o comportamento. Como não tenho o RPi3 infelizmente eu não teria como tentar reproduzir o erro. :|

Deivid Franca

Mon Sep 25, 2017 1:04 am

I followed the steps of this post and all that I saw available on the internet but until now I could not solve my problem, I have already reversed the wires, I installed the drive, I already tried all kinds of resolution and it did not solve, what happens is that when I touch in the lower left corner he recognizes the touch as being in the upper right corner and vice versa, I do not know what else to do, anyone help me please.

rarandrade

Fri May 18, 2018 8:44 pm

MATT poderia especifica qual o foi o kit que voce comprou estou precisando criar um monitor touch para usar o RaspBarry PI 3

Return to “Português”