rodrigosabbat

Raspberry Pi Zero W não liga direito com a fonte [Resolvido?]

Wed Dec 19, 2018 7:01 am

Olá a todos!
Este é meu primeiro post aqui, e trago um mistério a ser resolvido.
Talvez seja um mistério só para mim, porque eu não entendo nada de eletrônica. :lol:

Comprei recentemente meu Raspberry Pi Zero W com a intenção de usa-lo para emulação e mídia.
Adquiri um kit (aqui está o link) com tudo necessário para o funcionamento, incluindo a fonte.

Quando eu ligo o Pi Zero W com a fonte, ele não passa sinal pela HDMI. Inicialmente achei que podia ser problema na placa ou no SD, mas tentei ligar o Pi usando a USB da minha TV como fonte de alimentação e funcionou. Na hora de passar os jogos para o Retropie pela rede, notei que a velocidade de transferência fica variando, indo e parando. Vai de 10mb/s para 0 e depois volta. Penso que seja algo relacionado a energia também. Mas aí tem outro detalhe: se ligo ele na fonte, ele não manda sinal para a HDMI mas ainda consigo acessar ele por SSH, mesmo que meio devagar.

Algumas informações que podem ser úteis:
  • Raspberry Pi Zero W usando Retropie 4.4 baseado no Raspbian Stretch.
  • Sistema rodando em um SanDisk Ultra SDXC 64GB Class 10 como este
  • Fonte DC Chaveada 5V 2,0A micro USB
  • Wi-fi e Bluetooth ativos
  • Dongle do teclado sem fio conectado
  • Controle bluetooth conectado (porém nem sempre ativo)
Por que será que o Raspberry Pi Zero W não liga com a fonte? Qual será o motivo de a conexão wi-fi variar tanto? Alguém tem uma resposta?
Agradeço pela atenção!

PS: pretendo postar essa dúvida em inglês aqui no mesmo forum, para obter mais respostas. Não estranhem se encontrarem outro post igual a este.
Last edited by rodrigosabbat on Thu Feb 07, 2019 12:40 am, edited 1 time in total.

Mr.MarioBranco

Re: Raspberry Pi Zero W não liga direito com a fonte

Wed Dec 19, 2018 5:20 pm

Parece ser algo tão simples como forçar a televisão a trabalhar no HDMI.

Já experimentas-te colocar a televisão no HDMI e só depois ligar o carregador ao Raspberry PI e esperar que a imagem apareça ?

rodrigosabbat

Wed Dec 19, 2018 9:09 pm

Obrigado pela resposta. Eu fiz um pequeno vídeo para mostrar o que acontece. Por favor, dê uma olhada.
https://youtu.be/lUYb-FOVxUE

Me perguntaram no outro post, se eu testei com outra TV e outra fonte, e a resposta é sim para ambas. Eu uso o Raspberry na TV do quarto, mas tenho uma na sala também e fiz o mesmo teste e nas duas TVs é o mesmo resultado. Usei o carregador do meu celular que tem os mesmos 5V e 2,0A e o resultado foi o mesmo.

Fiz umas capturas de tela. Segue as duas para mostrar sobre o wi-fi:
Image
Image

Espero que isso ajude

Mr.MarioBranco

Wed Dec 19, 2018 9:23 pm

Em relação ao Wi-fi não há problema, pode ser muitas as causas do problema tais como:
Canal Wireless com muito ruído.
Router longe ou com problemas.
Interferência de outros aparelhos tais como micro-ondas, walkie-talkies, sistemas de alarme, etc etc

Desde que no final o wireless consiga carregar e transferir ficheiros, não há problema de ir a 0 e voltar a dar, até pode ser assim o funcionamento esperado dependendo do protocolo que esteja a usar. Não parece haver nenhum problema, um bom teste é ver se com o telemóvel consegue nesse local ver um video no youtube em 360p e se o pi no mesmo local também consegue ver esse video no youtube em 360p sem problemas.

Em relação ao HDMI e a TV, mesmo depois de ver o video continuo a pensar que é um problema com a TV. Não consigo ajudar mais nesta parte, se tiver um monitor simples com HDMI experimente lá, penso que o problema vai desaparecer em qualquer outro monitor HDMI sem ser nas TV's. Verifique nas definições da TV se não tem nenhuma opção de poupança de energia ou algo que possa interferir com o sinal HDMI.

rodrigosabbat

Wed Dec 19, 2018 10:13 pm

Obrigado pela resposta rápida!

Bom, não sei bem como descobrir se tem ruído ou alguma interferência que atrapalhe o sinal wi-fi, mas acho no mínimo curioso um arquivo de 5mb ou 10mb levar quase 20 minutos para ser transferido para o RPi via compartilhamento Samba. Ah, e quando eu acesso remotamente via SSH os comandos demoram a mostrar algum resultado.

Agora o monitor HDMI vou ter que procurar entre os amigos alguém que me empreste. Se puder, vou testar um cabo HDMI diferente também.
Por agora, obrigado!

Mr.MarioBranco

Fri Dec 21, 2018 6:09 pm

Alguma novidade em relação a problema ?

rodrigosabbat

Sat Dec 22, 2018 1:53 am

Por enquanto sem novidades. Não tive tempo para nada e o meu amigo do multímetro não apareceu com ele. Eu tinha mandado um e-mail anteriormente para os revendedores do Raspberry e eles me sugeriram mandar de volta o produto pra eles analisarem. O meu receio é o Raspberry só ir passear, e eu ter que pagar o frete de retorno dele e o problema persistir. Mas acho que no fim, vou ter que fazê-lo.

Qualquer novidade, eu aviso por aqui. Não quero deixar o tópico aberto para sempre, sem uma conclusão.
Abraço e obrigado pela atenção, mais uma vez!

rodrigosabbat

Tue Jan 08, 2019 6:36 pm

Olá novamente!
Voltei com novidades!
Mas não tão animadoras para mim...

Enviei o produto para os revendedores, e demorou bastante tempo devido as festividades de Natal e Ano Novo (a propósito, Feliz Natal e Feliz Ano Novo à todos vocês!). Finalmente eles me responderam dizendo que não encontraram problema algum e eu vou ter que pagar o frete de volta do Raspberry. Bom, isso era pra ser bom né? Sem defeitos... Mas e se voltar e o problema persistir? Significa que o problema é só comigo ou fui tapeado. Bom, espero simplesmente que de algum jeito milagroso, o Raspberry funcione assim que chegar.

Agora é ver o resultado dessa aventura.
Obrigado pela atenção! Trago novidades em breve.

bucker

Wed Jan 09, 2019 1:19 am

Tenta colocar essa linha na partição fat32 so seu Raspi, no arquivo config.txt

Code: Select all

hdmi_safe=1
Winning is for losers.

Pi Zero W (inside a Pikachu case ;) ) with DietPi running Sonarr,Couchpotato,Pi-hole,Pi-VPN
Pi B running Home Assistant
Pi 2B & HiFiBerry DAC+ running Volumio OS
Pi 3B (inside a genesis case 8-) ) running RetroPie
--

Mr.MarioBranco

Wed Jan 09, 2019 4:33 pm

Tenta esse comando do hdmi, mas realmente parece estar tudo ok com o teu raspberry pi, eu digo que está relacionado com as TV's ;)

rodrigosabbat

Thu Feb 07, 2019 12:38 am

Olá novamente amigos!

Desculpem a demora. Venho com a conclusão dessa saga.
Após uma longa demora (longa mesmo), meu RPi Zero W retornou ao lar. Pra minha surpresa (talvez nem tão surpreendente) o kit retornou, mas o meu cabo HDMI não. :roll:
Entrei em contato com os vendedores por e-mail e eles não souberam me dizer onde foi parar o meu cabo HDMI. No entanto, eles se dispuseram a me enviar um novo cabo HDMI para evitar qualquer transtorno. Depois de mais uma longa espera, chegou hoje o cabo e eu pude testar meu Raspberry. A fonte, que antes não ligava, agora liga. Quando eu balanço ela na mão ela faz um barulhino de coisa solta dentro, o que me leva a crer que eles abriram a fonte pra dar uma olhada e talvez tenham consertado ela. Talvez. Testei o Lakka, o LibreELEC e o Retropie e não tive mais problemas relacionados à fonte.

Então, no fim das contas, nunca vou ter certeza de qual era o problema. Minha fonte parece ter sido mexida, meu cabo HDMI agora é outro e o resto das coisas continuam sendo as mesmas: SD, TV, RPi, sistema operacional instalado...

Bom, o importante é que está funcionando. Agradeço a atenção de todos que me ajudaram e me deram dicas. Obrigado por tudo! :)

Mr.MarioBranco

Re: Raspberry Pi Zero W não liga direito com a fonte [Resolvido?]

Wed Feb 13, 2019 6:22 pm

O carregador fazer algum barulho é normal, quando abanas ele fazer barulho é que já não.... mas o mais importante é que está a funcionar.

Return to “Português”