Gustavo_Murta

Cabo GPIO para Protoboard

Mon Feb 11, 2013 9:16 am

Pessoal , resolvi montar um cabo para a interface de entrada e saida do Raspberry Pi (GPIO).

O conector de GPIO possui 26 pinos. Achei na minha sucata um cabo flat com 26 pinos, mas com um pino fechado no conector, isto é com 25 pinos.

Vi na descrição da pinagem de GPIO que esse pino bloqueado no conector é pino terra (ground).

Portanto não vai fazer falta, pois existem outros pinos de terra no GPIO. Depois eu farei um furo no conector do cabo para poder conectar no GPIO.

Usei umas barrinhas de pinos (facéis de se encontrar). Amassei as pontinhas da barrinha com pinos menores e depois soldei as duas barrinhas - vejam nas fotos.

http://www.flickr.com/photos/jgustavoam ... 650634969/

Ficou muito bom. Ainda não testei.

Lembrem-se que a interface usa niveis de 3,3V.
Portanto não conecte em circuitos que usam 5V!

Gustavo Murta (Belo Horizonte - Brasil)
Attachments
Conector Raspberry 05 reduzido.jpg
Cabo GPIO para Protoboard
Conector Raspberry 05 reduzido.jpg (52.26 KiB) Viewed 3136 times

canibalimao

Re: Cabo GPIO para Protoboard

Mon Feb 11, 2013 9:59 am

Isso é uma maneira bem fácil de ligar o GPIO a uma breadboard, mas questiono-me se não será uma ligação muito frágil... É preciso fazer bastante força no conector GPIO para ele entrar nos pinos, e com esse desenho, não se pode fazer força nenhuma se não partem-se os pernos soldados, ou estou enganado?

Outra coisa: porque é que não se pode essa ligação em projectos de 5V? O cabo não tem essa capacidade ou é um problema do adaptador "home-made"?

Gustavo_Murta

Mon Feb 11, 2013 11:10 am

Caro Canibalimao, a montagem ficou bem firme! Pode retirar ou colocar o cabo sem soltar nenhuma soldagem. A estrutura ficou muito boa. Tem que ter cuidado ao soldar os pinos, para não queimar a estrutura de plastico - usei soldador de 30W e solda Colbix 63x37. Evite inalar a fumaça, pois pode ser prejudicial à saúde.

Em relação a interface de 3,3V, isso é definição do projeto Raspberry. Como ele usa o Soic da Broadcom BCM2835 alimentado por 3,3V, os pinos de interface usam essa faixa de tensão.
Não use interface de 5V diretamente, pois pode queimar o chip. Estava pensando em usar acopladores oticos para fazer essa interface -acho que alguns já usaram isso.

Gustavo Murta (Brasil)

canibalimao

Mon Feb 11, 2013 2:49 pm

A sério? Eu tenho usado a saída de 5V para alimentar o LCD 16x2 e não tenho problemas. O RPi não foi desenhado para ter um output de 5V?

magno23

Mon Feb 11, 2013 4:34 pm

o rpi tem um pin de power de 5v mas os pinos de input/output só aceitam no máximo 3v

canibalimao

Mon Feb 11, 2013 6:33 pm

Ah isso sim. Cada pino tem uma tolerância de uns quantos mA, por isso é preciso sempre ter cuidado com a resistência que usamos para ligar um LED à faixa dos 5V. Não basta usar uma que não queime o LED, é preciso uma que não queime o RPi :lol:

Eu agora ando a usar os 5V para alimentar um LCD e um multiplicador de I2C (MCP23017) e não tenho problema nenhum. O próprio multiplicador tem pullup resistors, por isso tenho sempre alguma segurança adicional.

Gustavo_Murta

Mon Feb 11, 2013 11:28 pm

Canibalimao, esta havendo um mal entendido. Não estou falando do pino de alimentação de 5V do GPIO.

Estou afirnmando que os níveis lógicos de entrada e saida do GPIO estão na faixa de 0V a 3,3V. Usando uma saida GPIO para uma entrada TTL ou CMOS acho que não tem problema. O risco pode ocorrer quando usar uma entrada GPIO - se conectar à uma saída TTL ou CMOS (5V) poderá queimá-la.

OK?

Gustavo Murta

canibalimao

Tue Feb 12, 2013 2:57 pm

Sim sim, já percebi. Eu é que tinha entendido inicialmente que a saída dos 5V não funcionava...

pksato

Fri Feb 15, 2013 9:48 pm

Ola,
Tem um tópico meu perdido por aqui, onde mostro o "adaptador" que fiz.
O tal adaptador, além de fazer a conexão entre o RPi e o protoboard, possui proteção para sobre carga e sobre tensão. Usando resistores e diodos zener de 3v3.
Image
Infelizmente ando sem tempo para elaborar a documentação e liberar o projeto.

Uma confusão (mito, desinformação) que vejo muito em relação a níveis lógicos de 5V e 3v3, e a de que para ligar 3v3 em uma entrada de 5V e necessário elevar para 5V, e que para isso e necessário um circuito complexo (transistores, CIs).
De 3v3 para 5V não há problema algum, as entradas reconhecem como sendo nível lógico alto a partir de 2V (TTL, LS, HC, HTC), ou menos, dependendo da tecnologia (LV, ACT).
De 5V para 3v3 e necessário reduzir a voltagem para 3v3 ou um pouco menos. Isso pode ser feito usando um divisor de tensão formado por dois resistores. Para baixas frequências (poucos MHz), isso já e suficiente. E também funciona em ambas as direções.

evandrotoniati

Tue Feb 19, 2013 2:38 pm

Gustavo_Murta, parabéns pela idéia!

Pretendo tentar fazer um igual ao seu ainda esta semana.

Return to “Português”