Karica

HDMI-VGA

Tue Dec 02, 2014 3:52 pm

Olá caros amigos,

Tem um assunto que esta me tirando o sono.

Comprei o adaptador ( http://www.farnellnewark.com.br/cabocom ... 937,0.aspx ) da própria RPi e gostaria de utilizar minha raspberry Pi B+ em um monitor, porem não consigo fazer funcionar, me parece que ele "arreia" a fonte, pois a placa não parte, porem minha fonte é de 2A e quando desconecto o conversor a placa parte normalmente.

Já ví algumas configurações que devem ser feita. Mas essas configurações eu vejo tutoriais para serem utilizadas no S.O. Rasbian. Não sei como e onde exatamente colocar essas configurações no config.txt que vem no OPENELEC que é o S.O que estou utilizando e gostaria de fazer funcionar com meu adaptador HDMI-VGA

Agradeceria muito se pudessem me ajudar, não sei mais como pesquisar, já procurei em português, youtube, inglês, etc.

Segue abaixo um trecho da única parte que comenta sobre HDMI no meu config.txt.

################################################################################
# various settings see also: http://elinux.org/RPi_config.txt
################################################################################

# Force HDMI even if unplugged or powered off
# hdmi_force_hotplug=1

# Doesn't sent initial active source message.
# Avoids bringing CEC (enabled TV) out of standby and channel switch when
# rebooting.
hdmi_ignore_cec_init=1

# License keys to enable GPU hardware decoding for various codecs
# to obtain keys visit the shop at http://www.raspberrypi.com

Alguém consegue me mostrar o que e como eu tenho que modificar nesse arquivo?

Eu já vi algumas pessoas falando que tem que mudar os seguintes parâmetros abaixo, mas não acho esses parâmetros no config do OPENELEC:

# Force the monitor to HDMI mode so that sound will be sent over HDMI cable
hdmi_drive=2
# Set monitor mode to DMT
hdmi_group=2
# Set monitor resolution to 1024x768 XGA 60Hz (HDMI_DMT_XGA_60)
hdmi_mode=16

Muito grato,
Anderson Cruz.

Montekuri

Re: HDMI-VGA

Wed Dec 03, 2014 11:18 am

Independente do S.O. (Raspbian, Pidora, Arch, Openelec) o config.txt pode ser o mesmo.

Leia aqui:
http://elinux.org/RPiconfig

Portanto, as linhas que estiverem faltando você pode adicionar.

Marson

Karica

Wed Dec 03, 2014 3:27 pm

Marson, boa tarde

Eu tentei acrescentar essas linhas, mas mesmo assim ela não partiu com o adaptador conectado, ela realmente não liga, parece que falta energia. Já ouvi falar que esses conversores consomem uma quantidade considerável de energia, mas por se tratar de algo especifico para este fim (da própria fabricante) acredito que deveria funcionar.

Será que estou colocando os parâmetros no lugar certo? Desculpe minha ignorância mas tem algum lugar certo que essas linhas devam ser criadas ou posso colocar em qualquer lugar do meu config.txt?

Quanto a uma possível falta de energia de minha fonte. Eu já coloquei uma fonte de 2A mas mesmo assim a raspberry acende apenas o led vermelho, o verde ela só pisca uma vez ao ligar a energia e apaga, dando a intender que algo esta drenando energia dela ou no momento do boot ela esperou alguma configuração para partir. Uma outra observação é que ela tem este comportamento apenas com o conversor conectado nela até mesmo quando não conecto a outra ponta (VGA) se eu retiro o conversor ela liga e funciona normalmente.

Grato pela ajuda.
Anderson

Montekuri

Wed Dec 03, 2014 4:17 pm

No meu entender não há nenhuma ordem específica em que as configurações devam ser colocadas.
Desde que cada configuração esteja em uma linha.

Eu comprei um adaptador semelhante, mas muito mais barato. Provavelmente um genérico fabricado na China.
Funcionou apenas uma vez no Raspberry Pi. Mas continua funcionando muito bem em outro aparelho, um sintonizador de TV digital.

Esses adaptadores consomem muita tensão. Tem que ter o mais próximo de 5V em cima deles. Só que na porta HDMI sempre tem uma queda de tensão.
Algumas pessoas dizem que o ideal seria alimentar diretamente os 5V no adaptador. Só que nesse tipo de adaptador não tem modo fácil de fazer isso.
Logo, seria necessário um adaptador parecido com esse, que tem uma porta de alimentação externa:
http://www.comtac.com.br/?url=produto&id=296

Marson

MrBreno

Tue Dec 09, 2014 3:31 pm

Karica wrote: Eu tentei acrescentar essas linhas, mas mesmo assim ela não partiu com o adaptador conectado, ela realmente não liga, parece que falta energia. Já ouvi falar que esses conversores consomem uma quantidade considerável de energia, mas por se tratar de algo especifico para este fim (da própria fabricante) acredito que deveria funcionar.
Sim isso é verdade, porem atente-se ao fato que é um adaptador de HDMI-VGA e para que a eletrônica interna converta o HDMI para VGA ele utiliza a alimentação fornecida pelo rasp, minha pergunta é se vc está utilizando outras coisas no USB do Rasp, pois elas geralmente consomem uma quantidade enorme de energia (como por exemplo uma Hd, adaptador wifi, ou adaptador bluetooth para teclado e mouse), tente desconectar estes periféricos e ver se liga

Karica wrote: Será que estou colocando os parâmetros no lugar certo? Desculpe minha ignorância mas tem algum lugar certo que essas linhas devam ser criadas ou posso colocar em qualquer lugar do meu config.txt?
Leia a wiki oficial de como configurar o CONFIG.TXT na parte que diz respeito ao HDMI (na parte de VIDEO), lá explica direitinho como você deve configurar:
http://elinux.org/RPiconfig

Tem um post onde a galera teve alguns problemas mas no final descobriram que tratava-se de apenas configuração:

http://www.raspberrypi.org/forums/viewt ... p?p=269212

No meu caso, eu também comprei um adaptador chingling que vendia aqui perto do meu trabalho (50 mangos e o danado ainda tinha saída externa para audio).
O problema que tive para fazer funcionar foi acertar qual parâmetro de hdmi_mode, hdmi_group e hdmi_drive utilizar de acordo com as características do meu monitor VGA.
Para isso eu segui estes passos:
-Conectei a minha TV ao Rasp na saída de RCA, e meu monitor no adaptador e depois no raspberry.
-Ativei o hdmi_force_hotplug=1 e desativei o hdmi_safe=0, assim ele não tenta configurar o video de forma automatica, que pelo que li por ai, com adaptador hdmi-vga geralmente não funciona muito bem.
-Entrei no site do fabricante do meu monitor, peguei as configurações de vídeo máximas dele
-Procurei na tabela de hdmi_mode no link http://elinux.org/RPiconfig a configuração mais compatível (no CEA ou DMT)
-Configurei nas variáveis referentes ao hdmi_group e hdmi_mode de acordo com as configurações do meu monitor
-salvei , rebootei o raspberry e repeti o procedimento até pegar uma configuração que ficasse boa no meu monitor.

Também tem outra forma de saber qual o modo mais compativel utilizando o comando tvservice e edidparser, da uma pesquisada e tenta entender, caso tenha dúvida volta aqui, pq explicar do zero vai páginas e páginas....rsrsrs
Karica wrote: Quanto a uma possível falta de energia de minha fonte. Eu já coloquei uma fonte de 2A mas mesmo assim a raspberry acende apenas o led vermelho, o verde ela só pisca uma vez ao ligar a energia e apaga, dando a intender que algo esta drenando energia dela ou no momento do boot ela esperou alguma configuração para partir. Uma outra observação é que ela tem este comportamento apenas com o conversor conectado nela até mesmo quando não conecto a outra ponta (VGA) se eu retiro o conversor ela liga e funciona normalmente.
verifica se a opção hdmi_safe esta desabilitada (hdmi_safe=0), reboota e veja se as luzes estão piscando normalmente.
faça o teste de conectar uam tv na entrada de composite também, e veja se ele boota normalmente.

Espero ter ajudado em algo ou ter dado uma luz, qualquer coisa volta aqui e da um grito !!!
Hardware:
Raspberry PI Model B (with 5Vdc 1A Power source)
Acessories:
7 port USB HUB
TPLINK USB nano WIFI (with 5Vdc 1A separete Power source)
Ethernet via USB adapter
Logitech K240 mouse and keyboard

Klenio

Thu Jul 27, 2017 6:48 pm

estou com mesmo problema sendo que o monitor ligar e chegar funcionar por alguns minutos dai a imagem some, uso esse mesmo adaptador da china porem nao tem alimentaçao externa, ja fiz algumas alteraçoes no parametro e continua a mesma coisa, GOSTARIA DE AJUDA

Mad_Max

Wed Feb 07, 2018 2:12 pm

Raspberry Pi 3-B com Raspbian

Olá pessoal,

também uso adaptador (HDMI-VGA) e resolvi os meus problemas assim:

- Tirei o adptador VGA e conectei o Raspberry em uma tv com HDMI (tv/monitor HDMI-HDMI) e fui nas configurações (Raspberry Pi Configuration).
- Na aba "System" defina a resolução "Resolution: Set Resolution" para 800x600 50Hz.
- Clique em Ok e reinicie o Raspberry. Se tiver tudo bem, desligue o Raspberry, coloque o adaptador(VGA) e ligue na tv/monitor VGA.

A maioria dos adaptadores HDMI-VGA não suportam resoluções maiores que 800x600. Outro problema que eu tive foi ter que mudar de 800x600 60Hz para 800x600 50Hz. Configurado com 60Hz minha tela ficava piscando. Foi só mudar para 50Hz resolveu o problema. Espero ter ajudado.

despesiga

Wed Feb 21, 2018 2:10 pm

Olá,

segui todos os passos de configuração mas continuava sem conseguir usar o adaptador HDMI-VGA.
Ao acrescentar o comando:

dmi_edid_file=1

, o pi vai usar o ficheiro de informação EDID para que os modos no formato VGA 60Hz (hdmi_group=1 e hdmi_mode=1) sejam executáveis.
Espero que esta informação seja útil.

Cumps.

Return to “Português”