Page 1 of 1

[RESOLVIDO] Por quê não conseguimos fps elevado em modo SPI?

Posted: Thu Apr 24, 2014 5:09 pm
by todi
Olá pessoal,

Então, como o título já diz, por quê há essa dificuldade em conseguir altas taxas de fps utilizando um LCD conectado diretamente ao SPI/GPIO?

De antemão, descrevo a minha situação: estou desenvolvendo um video game portátil como TCC e até o momento, tudo que venho encontrando sobre LCD's conectados via SPI/GPIO, na resolução que estabeleci para o meu produto de 480x272, não consegue-se mais do que 12 fps. Por outro lado, utilizando a conexão de vídeo composto consigo altas taxas de fps, porém, preciso alimentar o módulo por fora. Visto que essa alimentação não é nada absurda, a melhor maneira para implementar algo que preciso de alta taxa de quadros por segundo, seria via RCA, certo? Ou há alguma solução utilizando SPI?

Obs.: O HDMI servirá para exibir em monitores ou TVs.

Obrigado!

Re: Por quê não conseguimos fps elevado em modo SPI?

Posted: Mon Apr 28, 2014 5:47 pm
by dead
Acho que a resolução do LCD é muito alta para o SPI, não acredito que você vai conseguir mais fps do que isso... :(

Re: Por quê não conseguimos fps elevado em modo SPI?

Posted: Mon Apr 28, 2014 7:27 pm
by pksato
Ola,
pelo que li, o clock máximo usável do SPI e de 32MHz. Pode se gerar clock de ate 125MHz, mas não há garantias de que a transferência de dados seja sem erros.
Supondo que o display seja um RGB de 24 bits, três canais de cor com 8 bits cada, isso da
480*272*3*8=3133440 bit a serem enviados para atualizar um quadro.
O resultando em algo próximo a 10fps.
E, temos um outro problema, a imagem gerada para esse display não e acelerada pela GPU, toda a imagem precisa ser gerado pela CPU (sem 3d, video/filme limitado a baixa resolução), ou copiado da memoria da GPU para a da CPU (processo lento e custoso).
A solução mais fácil e usar a saída RCA. Já que LCDs podem ser reaproveitados de players portáteis ou monitores de câmeras usados em carros e outros.
Outra opção viável e o HDMI, usando um controlador e LCD adequados (há kits a venda no ebay).
Há ainda uma terceira opção, usar a saída DSI (própria para display), mas usar esse tipo de saída não e nada fácil, não há documentação publica disponível de como programar essa saída. Bem como a dificuldade de se achar um painel LCD que tenha as especificações elétricas adequadas.
Um modulo para usar a saída DSI esta em desenvolvimento, possivelmente restrito a um único tipo de painel LCD.
Quanto a alimentação de um monitor com entrada RCA, muitos deles precisam de fato de 5V (ou 3v3). Com um pouco de analise do circuito pode se eliminar a fonte de 12V para 5V.

Re: Por quê não conseguimos fps elevado em modo SPI?

Posted: Tue Apr 29, 2014 12:33 am
by todi
Perfeito!

Já optei pelo display de LCD via RCA mesmo!

Obrigado a todos! :D