Diogo Marins

MEDIA CENTER - FORMATOS - CODECS

Tue Jan 28, 2014 6:38 pm

Pessoal,

para comprar um raspberry pi com o objetivo de transformá-lo em um media center:

1 - Qual o melhor SO para usar, tendo em vista performance e estabilidade?
2 - De acordo com o SO recomendado acima, quais formatos de arquivos são aceitos para áudio e quais codecs e resoluções são suportadas para vídeo?
3 - Em meu desktop utilizo o VLC Player por ser mais completo (codecs) em relação a outros. Posso instalar no SO recomendado acima? Se sim, como faço isso?

Sou novo no assunto por isso as dúvidas...

Obrigado!

canibalimao

Re: MEDIA CENTER - FORMATOS - CODECS

Tue Jan 28, 2014 8:46 pm

Para usar como Media Center o melhor mesmo é instalar um destes SOs: OpenELEC, Raspbmc e Xbian. Todos eles rodam o XBMC directamente. Quer isto dizer que ficas com um sistema operativo dedicado para Media Centers.

Em princípio, quase todos os formatos e codecs de vídeo e áudio comuns são suportados pelo XBMC. Isso não deverá ser problema.

Diogo Marins

Wed Jan 29, 2014 11:54 am

Mas qual dos três é o melhor em performance e estabilidade?

canibalimao

Wed Jan 29, 2014 9:40 pm

Eu não gosto muito do OpenELEC, no entanto agora ando a usá-lo porque é o que suporta o meu Logitech K400. Acho que o raspbian se aguenta melhor, mas isso também depende do uso que tu lhe dás e convém testares os 3 para saberes qual se porta melhor...

Diogo Marins

Thu Jan 30, 2014 2:18 pm

Foi dito aqui que há suporte a vários formatos e codecs de áudio e vídeo.... Minha última pergunta:

Consigo assistir filmes em bluray (720p ou 1080p) "encodados" em mkv no raspberry pi utilizando qualquer um dos 3 SOs?

Grato pela compreensão e grande ajuda!

dead

Thu Jan 30, 2014 5:47 pm

Diogo Marins wrote:Foi dito aqui que há suporte a vários formatos e codecs de áudio e vídeo.... Minha última pergunta:

Consigo assistir filmes em bluray (720p ou 1080p) "encodados" em mkv no raspberry pi utilizando qualquer um dos 3 SOs?

Grato pela compreensão e grande ajuda!
MKV não é um codec, é um container, mas sim, os 3 SOs vão conseguir abrir.
O que vai depender mesmo é como que foi encodado os videos, dependendo do profile utilizado no h264 (5+ acho que não pega) ou da quantidade de ref-frames o Raspberry Pi não vai reproduzir, mas também só PC vai reproduzir (outros media players tbm não suportam).

Enfim, normalmente, o Raspberry Pi consegue reproduzir todos os videos que normalmente tem na net. (Tirando Animes)

Diogo Marins

Thu Jan 30, 2014 5:58 pm

Em meu desktop utilizo o VLC Player e até hoje ele reproduziu todos os formatados que experimentei.

Seria possível instalar alguma distribuição linux no raspberry pi, uma versão própria pra ele, sem características de mídia center e, instalar o VLC Player? Os filmes mkv (bluray - 720p ou 1080p) seriam reproduzidos?

A idéia, é comprar um raspberry pi e utilizá-lo como mídia center, mas preciso que todos os formatos e arquivos de áudio sejam capazes de serem reproduzidos. Atualmente, não tenho uma TV com HDMI, somente com RCA e com esse dispositivo conseguiria aproveitar minha atual TV até comprar uma melhor, por isso as dúvidas...

Valeu pela ajuda!

canibalimao

Sat Feb 01, 2014 10:32 am

Diogo Marins wrote:Em meu desktop utilizo o VLC Player e até hoje ele reproduziu todos os formatados que experimentei.

Seria possível instalar alguma distribuição linux no raspberry pi, uma versão própria pra ele, sem características de mídia center e, instalar o VLC Player? Os filmes mkv (bluray - 720p ou 1080p) seriam reproduzidos?

A idéia, é comprar um raspberry pi e utilizá-lo como mídia center, mas preciso que todos os formatos e arquivos de áudio sejam capazes de serem reproduzidos. Atualmente, não tenho uma TV com HDMI, somente com RCA e com esse dispositivo conseguiria aproveitar minha atual TV até comprar uma melhor, por isso as dúvidas...

Valeu pela ajuda!
Se queres usá-lo como media center, instalas um dos SOs acima mencionados. O problema dos codecs não terá nada a ver com o SO, mas sim com a capacidade do próprio Raspberry Pi. Muito dificilmente (até acredito que seja mesmo quase impossível) encontrarás um ficheiro que não se reproduza no XBMC e que seja reproduzido num media player para o raspbian.

Como já foi escrito atrás: tanto o raspbmc como o OpenELEC ou o Xbian suportam quase todos os tipos de ficheiros. Os que não suportam é por questões de falta de capacidade de "decoding" do próprio computador.

Montekuri

Mon Feb 03, 2014 11:34 pm

O Raspbian é um OS com "desktop". E o player nativo dele, o OMXplayer, é capaz de reproduzir MKV, AVI e MP4 sem problemas.
Esse player só não reproduz WMV (da MICO$OFT) e RMVB (mas não importa já que a qualidade desse tipo de arquivo é ruim).
Mpeg 1 e 2 você precisa comprar os codecs para reproduzir esse tipo de arquivo.

Return to “Português”