Joaogl

Raspberry OS

Mon Jun 17, 2013 11:28 pm

Boas,

Eu tenho um Raspberry a caminho e gostaria de saber um bom sistema operativo para ele. Eu já instalei um no sd card e testei mas vinha com gui alguém me pode indicar um OS para o raspberry que não tenha Gui? Ou seja só linha de comandos?

Obrigado,
João.

canibalimao

Re: Raspberry OS

Tue Jun 18, 2013 10:05 am

Se instalares o raspbian podes usar tanto a linha de comandos como a gui. Aliás, por defeito o que te é mostrado é a linha de comandos. Para veres a gui tens que escrever "startx" na linha de comandos.

Montekuri

Thu Jun 20, 2013 11:21 am

Na verdade, o Raspbian exibe a tela gráfica por padrão (defeito).

Se quer algo direto com linha de comando instale o Arch Linux.
http://www.raspberrypi.org/downloads

canibalimao

Thu Jun 20, 2013 6:43 pm

De certeza? Tenho o último raspbian instalado e aquilo entra-me directamente na linha de comandos. Se quiser ir para o ambiente gráfico automaticamente tenho que alterar uns ficheiros de configuração...

Montekuri

Fri Jun 21, 2013 11:00 am

Todas as instalações que fiz do Raspbian “wheezy” entravam direto na parte gráfica.

Mas pensando bem, acho que foi porque configurei isso no raspi-config logo depois da instalação no cartão. Aquela opção do "Start desktop on boot?"

canibalimao

Fri Jun 21, 2013 7:15 pm

Só pode ter sido isso. Porque até o própio raspi-config, depois da instalação, tem que abrir na linha de comandos e aí fazemos todas as escolhas...

Mas lá está, tanto o raspbian como o Arch são boas solução para o problema inicial..

barroso39

Sat Jun 22, 2013 6:32 pm

boa tarde
é a primeira vez que tenho contacto com esta comunidade, tenho um paspberry e não sei nada de nada.
Será que alguém me podia ajudar com o software e me ensinar como colocar no cartão. Eu tenho um cartão sd de 16gb será que dá ou é muito e é melhor usar um de 4 ou 8gb?. Obrigado.

Montekuri

Sat Jun 22, 2013 11:24 pm

canibalimao wrote:Só pode ter sido isso. Porque até o própio raspi-config, depois da instalação, tem que abrir na linha de comandos e aí fazemos todas as escolhas...

Mas lá está, tanto o raspbian como o Arch são boas solução para o problema inicial..
Mas o raspi-config aparece logo no primeiro boot, antes de qualquer desktop ou qualquer tela terminal.

canibalimao

Mon Jun 24, 2013 4:06 pm

barroso39 wrote:boa tarde
é a primeira vez que tenho contacto com esta comunidade, tenho um paspberry e não sei nada de nada.
Será que alguém me podia ajudar com o software e me ensinar como colocar no cartão. Eu tenho um cartão sd de 16gb será que dá ou é muito e é melhor usar um de 4 ou 8gb?. Obrigado.
Se não sabes mesmo nada de nada aconselho-te a veres isto:

https://www.youtube.com/watch?v=TyFDaMpdh2c

(ou este que é um mais rápido e menos detalhado: https://www.youtube.com/watch?v=9hROzc-TCZE )

Acho que isso é tudo o que precisas para começares a usar o teu raspberry pi.
Podes usar o cartão de 16GB que já tens. O Raspberry Pi tens suporte até, salvo erro, 32GB.

fernando.moreira

Sun Aug 25, 2013 5:26 pm

Eu utilizei o Raspbian de primeira e foi super fácil, só foi configurar a primeira, e depois na linha de comando entrar com usuário, senha e um startx para a interface grafica

Return to “Português”