lex.ferr

Fazer uma Fonte de Alimentação / Raspberry Pi Model 3

Mon Nov 13, 2017 3:09 pm

Senhores,

Eu tenho uma fonte de alimentação que eu fiz a partir de uma fonte ATX de um computador antigo com saídas 24V, 12V e 5V. A corrente que eu tenho disponível é acima de 10A para a saída de 5V. Eu tenho um amigo que tem uma forte vivência em eletrônica que me disse que utilizando uma fonte com a corrente bem acima da corrente especificada (usando este meu caso específico como exemplo) para ligar um dispositivo eletrônico pode aquece-lo e até queima-lo.
Vocês sabem se existe mesmo esse problema? Eu estava pensando em soldar um cabo com microusb para ligar meu Raspberry nela.

Obrigado!

nazareth87

Re: Fazer uma Fonte de Alimentação / Raspberry Pi Model 3

Mon Nov 13, 2017 10:38 pm

Boa noite, bom tenho que discordar do seu amigo, as correntes envolvidas em um circuito eletrônico tem haver com consumo do dispositivo, a corrente tem que ser ser suficiente para funcionar o dispositivo, estamos falando de corrente mínima, quanto a máxima não irá queimar seu RaspBerry, o que pode queimar é a tensão maior que 5V.

Carlos Nazareth

lex.ferr

Tue Nov 14, 2017 1:15 am

Bom, esse havia sido o meu argumento, já que eu entendo que o que vai queimar é a potência maior que a suportada (P = V x I). Mas vou utilizar esta minha fonte mesmo. Queria só trocar uma ideia com o fórum para tirar o peso da consciência.

Obrigado pelo retorno!

luizbl03

Wed Dec 27, 2017 10:09 am

Bom dia, eu uso uma fonte há um bom tempo, sem problema algum.

edrasp

Thu Jan 11, 2018 5:02 pm

Como o colega falou acima.. quem demanda a corrente é a carga.. os 1A, 3A, 5A, que você visualiza nas fontes.. é a capacidade máxima de fornecimento de corrente, portanto cargas que possuam maior consumo logicamente terá maior corrente...

Return to “Português”