Cicero Zanoni

Rpi não mostra sinal de vídeo (resolvido)

Mon Aug 27, 2012 3:42 pm

Olá pessoal,

Estou tendo um probleminha com a minha rpi...até agora não consegui ver nada no monitor.

Ligo a rpi e só acende o led vermelho de PWR...já usei todas as fontes de 5 V que tenho disponível, tirei teclado/mouse...só deixei a HDMI no monitor e nada!!!!

Penso que possa ser a alimentação, mas se o led acende, como posso ter certeza? Não tenho nenhum sinal de vídeo, nada!!

Quanto ao SD, fiz o que está descrito no site http://elinux.org/RPi_Easy_SD_Card_Setup...
mas mesmo sem SD, acredito que deveria dar um sinal de vídeo, correto?

Se alguem tiver alguma sugestão, agradeço e será bem vinda!

Obrigado.

Cícero

mahjongg
Forum Moderator
Forum Moderator

Re: Rpi não mostra sinal de vídeo

Mon Aug 27, 2012 3:55 pm

Não, se o PI não pode inicializar você vai ter nenhum qualquer sinal de vídeo.

canibalimao

Mon Aug 27, 2012 4:50 pm

Se tu não tiveres lá nenhum cartão SD o Pi não te arranca. Acende a luz mas não arranca. Se com o cartão lá metido (sendo ele um dos que são compatíveis) ele continua só com a luz vermelha acesa e mais nada, então acho que pode mesmo ser problema do cabo USB ou da fonte.
Experimenta usar um HUB alimentado e alimenta o Pi por uma porta USB do hub a ver se funciona.

Cicero Zanoni

Mon Aug 27, 2012 4:54 pm

Obrigado pelas respostas pessoal...

Vamos lá...o meu SD HC 4 card é um Kingston 16 GB. As fontes que usei ate agora forma de um blackberry, de um ipad , de um celular e liguei direto na usb no meu mac...

Já não sei mais o que fazer!!!

Cícero

canibalimao

Mon Aug 27, 2012 4:56 pm

Acho que se o ligares directamente a uma porta USB do computador não vai funcionar direito. Convinha mesmo que usasses um HUB alimentado. Até agora, quem usa os RPi's tem recomendado este método. Os carregadores USB de parede não funcionam tão bem como esperado...
Acho que o cartão não tem qualquer problema, mas se tiveres aí outro que possa ser usado, não perdes nada em experimentar.

mahjongg
Forum Moderator
Forum Moderator

Mon Aug 27, 2012 5:44 pm

Tente medir a tensão entre os pontos de teste TP1 e TP2 no PCB, se a tensão encontrada lá está abaixo de 4,8 volts da fonte de alimentação é a culpa.

Outras coisas que você pode tentar é ver se o PI gera uma imagem de TV composto, não conecte o cabo HDMI, e do PI vai mudar para composto.
Tente ler o wiki:
http://elinux.org/R-Pi_Troubleshooting# ... on_display

usando Traduz Google (im estou usando ele para traduzir esta de Inglês para Portoguese)

Tente arrancar sem qualquer dispositivo USB conectado.
Tente re-piscar-lhe o cartão SD.

pksato

Mon Aug 27, 2012 6:18 pm

Veja essa discussão
http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewt ... 28&t=15480
E outras sobre o assunto.
Parece que em alguns casos a saída HDMI não e ativada.
A resolução também parece influir no acionamento do HDMI.

E possivel experimentar a saída de vídeo composto? Conector RCA amarelo, e só ligar na entrada da TV , ou placa de captura.

Uma lista das opções do config.txt pode ser encontrado aqui:
http://elinux.org/RPi_config.txt

Esse arquivo esta acessível pelo windows, basta usar um leitor de cartões, e usar o notepad.

Joao

Tue Aug 28, 2012 9:25 am

bom dia.
Parece-me que o teu problema é mesmo do cartão.

No entanto eu já tive alguns problemas com o sinal de hdmi mas foi resolvido quando modifiquei
o ficheiro de config.txt e adicionei o seguinte:

Antes de mais, para teres sinal na tv, não podes ter só o Led de power ligado. se for só isso é pq não estas a fazer o boot.

hdmi_drive=2
config_hdmi_boost=4

Cicero Zanoni

Tue Aug 28, 2012 2:37 pm

Olá pessoal,

Eu, de novo!!

Medi a tensão na entrada USB de alimentação com uma fonte de blackberry. Medi 5, 11 V a 4, 95 V.

Abri o cartão SD e estavam todos os arquivos listados.

Continuo sem sinal de vídeo e somente o led vermelho acende - o de PWR.

Acho que vou procurar outro cartão e tentar com um Sandisk ( o atual é Kinston)

Joao

Tue Aug 28, 2012 2:51 pm

Cicero Zanoni wrote:Olá pessoal,

Eu, de novo!!

Medi a tensão na entrada USB de alimentação com uma fonte de blackberry. Medi 5, 11 V a 4, 95 V.

Abri o cartão SD e estavam todos os arquivos listados.

Continuo sem sinal de vídeo e somente o led vermelho acende - o de PWR.

Acho que vou procurar outro cartão e tentar com um Sandisk ( o atual é Kinston)
Para tentar preceber.
Que ficheiros tens na partição FAT, só para ter uma ideia se o cartão tem o que precisa para bootar?

rcchicoli

Tue Aug 28, 2012 4:19 pm

Olá!

Tive o mesmo problema que você quando meu RPi chegou, gravava o SD pelo Windows e não funcionava de jeito nem um, nem sinal de video

Dei uma procurada por ai, e achei o "berryboot", que é uma pasta compactada, você descompacta e joga os arquivos na raiz do SD

No meu caso ele deu boot, e entrou em um programa pra baixar imagens de sistemas do RPi, tem várias opções lá, inclusive, dá pra instalar mais de um sistema (estou usando o Debian e o Openlec)

Dá uma verificada no seu SD, se ele diminuiu o tamanho do espaço livre no windows!

Formata em Fat32 e procura por esse berry boot, só jogar na raiz que funciona!

Fala se deu certo depois!

Cicero Zanoni

Tue Aug 28, 2012 7:58 pm

Olá João,

A relação de arquivos que estão no SD são:
bootcode.bin
loader.bin
start.elf
E uns Armxx.elf

Acredito que seja o sd mesmo...as vezes não consigo sequer ver ele no SO.

Obrigado pela dica rcchiccoli, já formatei e a RPi inicializou com o berryboot...quer dizer, não é fonte nem a placa...é o sd (ou arquivos nele)....

Joao

Wed Aug 29, 2012 10:03 am

Cicero Zanoni wrote:Olá João,

A relação de arquivos que estão no SD são:
bootcode.bin
loader.bin
start.elf
E uns Armxx.elf

Acredito que seja o sd mesmo...as vezes não consigo sequer ver ele no SO.

Obrigado pela dica rcchiccoli, já formatei e a RPi inicializou com o berryboot...quer dizer, não é fonte nem a placa...é o sd (ou arquivos nele)....
Boas,

Sugiro que para efeito de teste que utilizes uma imagem do openelec já feita para o teu cartão.
segue os seguintes passos:

- Saca a imagem que corresponde ao tamanho do teu cartão daqui.
http://sparky0815.de/openelec-download- ... fat-files/

- Segue o que está indicado neste site, execpto o download de imagem para o RPI porque o servidor não está a funcionar de momento.
http://squirrelhosting.co.uk/hosting-bl ... o.php?id=9

Depois diz se o RPI faz boot.

souzxc

Wed Aug 29, 2012 11:33 am

O meu cartão também é um kingston. O não aparecer o cartão no windows é normal devido ao cartão estar formatado em sistemas que o windows não tem compatibilidade(ext4 e linux-swap), correcto?

Eu para formatar o cartão uso a distro Gparted em livecd e formato de novo para fat32.

Cumps

Montekuri

Wed Aug 29, 2012 12:04 pm

O Rpi não aceita alguns cartões. Algum problema com a classe do cartão.
Experimente um de 4Gb. Aqui testei Kingston e Sandisk de 4Gb e os dois funcionaram.

canibalimao

Wed Aug 29, 2012 6:14 pm

Montekuri wrote:O Rpi não aceita alguns cartões. Algum problema com a classe do cartão.
Experimente um de 4Gb. Aqui testei Kingston e Sandisk de 4Gb e os dois funcionaram.
Agora que falas nisso, é preferível usar um SD calss 4 ou é melhor ir logo para os class 6 ou 10 para não ter problemas de velocidade a reproduzir os filmes em HD? É que eu tenho uma máquina de filmar Samsung que não me deixa gravar em HD em cartões class 4 por causa da velocidade do cartão...

rcchicoli

Wed Aug 29, 2012 10:50 pm

Acho que não há necessidade de um cartão maior que classe 4 para reprodução de full hd, pois a velocidade de leitura é bem maior que a velocidade de gravação! E como você usaria só para reprodução, acho que não há problema!

pc77

Thu Aug 30, 2012 3:49 am

Se eu fosse apostar, apostaria em em incompatibilidade do SD card. Eu tenho um SD card que dá exatamente o mesmo erro.

Cicero Zanoni

Thu Aug 30, 2012 12:19 pm

Obrigado novamente pelas dicas e sugestões pessoal.

João, tentarei o Openlec e comunico o resultado....mas já estou procurando um SD Sandisk, só para verificar.

canibalimao

Thu Aug 30, 2012 12:50 pm

rcchicoli wrote:Acho que não há necessidade de um cartão maior que classe 4 para reprodução de full hd, pois a velocidade de leitura é bem maior que a velocidade de gravação! E como você usaria só para reprodução, acho que não há problema!
A velocidade de leitura é suficiente para a reprodução? Então vou usar o cartão que tenho para ali encostado a apanhar pó. Se não estou em erro é um sandisk de 8GB, por isso deve funcionar.
Obrigado ;)

Cicero Zanoni

Thu Aug 30, 2012 2:37 pm

Pessoal,

Funcionou com o Openelec e com o Debian!!

Depois de reformatar 3 vezes o SD, agora tudo OK!!!

Obrigado pelas dicas e informações

Cícero

Joao

Thu Aug 30, 2012 2:53 pm

Cicero Zanoni wrote:Pessoal,

Funcionou com o Openelec e com o Debian!!

Depois de reformatar 3 vezes o SD, agora tudo OK!!!

Obrigado pelas dicas e informações

Cícero
boa, ainda bem.

As vezes os quick formats não resolvem alguns problemas, se calhar residia ai o problema, daÍ os 3 formates.
Nos meus tempos de hackintosh muitas vezes tinha de formatar e escrever zeros por cima, era mais garantido.

Agora estas lançado para apreciares o fantastico brinquedo que é o RPI.

João.

krausis

Re: Rpi não mostra sinal de vídeo (resolvido)

Thu Jul 06, 2017 8:12 pm

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui e em Rpi, mas gostaria de compartilhar o problema que tive em minha primeira instalação do meu primeiro raspberry pi 3 e a solução é claro.
Ao iniciar meu Respberry PI 3 ModeloB, o mesmo apenas ficava com os leds vermelho e verde acesos e não fazia mais nada, nenhuma imagem aparecia na minha TV. após ler alguns tópicos, suspeitei da compatibilidade de meu cartão SD, bingo... bem isso, apesar de não funcionar com o meu cartão SD 64GB Class10 e outro de 16GB SD HC Class4, comprei um novo de 8GB Class4 da Sandisk e surpresa... FUNCIONOU... :P :P
Caso alguém venha a ter o problema do seu raspberry pi 3 ascendendo os dois leds (vermelho: alimentação e verde: processamento) e nada acontecer em seu dispositivo de vídeo, experimente substituir seu cartão SD... ;) ;)
Espero ter ajudado :D

guty2081

Sun Sep 24, 2017 7:09 pm

Fala pessoal! Eu me cadastrei só pra registrar o que aconteceu comigo. Comprei minha placa Raspberry PI 3b e baixei inúmeras imagens, e nada de dar tela. Resolvi instalar o Recalbox do zero e funcionou normal, testei Raspbian, e tudo normal, mas ao colocar qualquer imagem, ai não ia! Testei cartões diferentes, testei diferentes instalações, pesquisei no google e nada. Aí, sei lá porque, resolvi trocar o cabo HDMI da TV box (a que eu usava) pelo HDMI do Wii e pronto! Funcionou! Então, se seu Respberry não dá tela, pode ser também, por causa do cabo HDMI.

wbarato

Tue Feb 13, 2018 9:35 pm

Obrigado. No meu caso foi o cartão. Abraço

Return to “Português”