gamemaniac

Ajuda com duvidas sobre raspberry pi 3

Mon Jun 27, 2016 1:54 pm

1 Porque meu raspberry pi 3 as vezes inicia com 480p de resolução e não sempre em 720p como suporta minha tv?

2 como aumentar a memoria disponivel para jogos e video e qual tamanho dela é recomendavel sem deixar o sistema lento? eu uso recalbox e queria fazer isso pelo controle dualshock

3 meu raspberry pi 3 esta esquentando mesmo com dissipadores e ventoinhas e sem jogar chega a 45ºC, como baixar isso?

4 se eu ativar alguma opção de overclock vai reduzir a vida util do processador?

pksato

Re: Ajuda com duvidas sobre raspberry pi 3

Tue Jun 28, 2016 12:37 am

gamemaniac wrote:1 Porque meu raspberry pi 3 as vezes inicia com 480p de resolução e não sempre em 720p como suporta minha tv?
Parece que algumas TVs somente ativam a entrada HDMI quando e selecionada, ou seja, se a TV estiver desligada ou configurado para outra entrada (como o sintonizador) o raspberry pi não percebe que a HDMI esta ativa ou não obtêm a informação da resolução via DCC/EDID.
pode configurar no config.txt a resolução correta.
2 como aumentar a memoria disponivel para jogos e video e qual tamanho dela é recomendavel sem deixar o sistema lento? eu uso recalbox e queria fazer isso pelo controle dualshock
Isso e feito no config.txt (ou veja a documentação do recalbox).
Teste a melhor combinação.
O raspberry pi 3 e um excelente computador, pode rodar jogos nativamente ou emulados. Mas, lembre-se, não e um PS4 ou um Xbox one.
Eu não sei o que e recalbox, então, não adianta me perguntar sobre ele.
3 meu raspberry pi 3 esta esquentando mesmo com dissipadores e ventoinhas e sem jogar chega a 45ºC, como baixar isso?
45 ºC ainda esta frio.
E normal esquentar, não se preocupe.
Mas, se passar os 85ºC, pode se preocupar.
Tecnicamente o raspberry pi não necessita de dissipadores (inclusive isso pode prejudicar). Uma boa ventilação, natural for forçada e o suficiente.
4 se eu ativar alguma opção de overclock vai reduzir a vida util do processador?
Sim, em uns 10%.
E como raspberry pi não tem um tempo de vida predeterminado, ou seja, pode funcionar por 1s, como por milhares de anos.
O overclock dentro dos limites estipulados pelo fabricante não ira prejudicar o raspberry pi.

A documentação do config.txt esta aqui
http://elinux.org/RPiconfig
O config.txt pode ser editado pelo windows, android ou outro sistema que leia a partição de boot.
Exceto pelas opções de overclock, nenhuma dessas opções ira queimar o raspberry pi.
Pode testar a vontade.
E não existir o config.txt, basta criar ele, e um arquivo texto editado pelo notepad (do windows).
No raspberry pi, normalmente, o config.txt fica no diretório /boot .
Teste antes de perguntar.

wiliansrafael

Thu Dec 21, 2017 10:53 pm

Boa noite.
Comprei um rasp 3 com recallbox, porém a qualidade grafica dos jogos esta muito ruim, bem inferiores aos arcade que gostumava jogar.
A emulação é realmente de baixa qualidade, ou pode ter algum problema de instalação/configuração?
Já testei em uma 4k de 49'' da samsung, em uma 32 da lg e um monitor de 23 da lg...em todos a imagem fica muito quadriculada.
Obrigado.

xmendes

Tue Dec 26, 2017 5:12 pm

wiliansrafael wrote:
Thu Dec 21, 2017 10:53 pm
Boa noite.
Comprei um rasp 3 com recallbox, porém a qualidade grafica dos jogos esta muito ruim, bem inferiores aos arcade que gostumava jogar.
A emulação é realmente de baixa qualidade, ou pode ter algum problema de instalação/configuração?
Já testei em uma 4k de 49'' da samsung, em uma 32 da lg e um monitor de 23 da lg...em todos a imagem fica muito quadriculada.
Obrigado.
Eu uso o retropie e nele tem opções pra cada emulador. Nessas opções vc ajusta a resolução, bem como o formato da tela. Algumas resoluções podem deixar o jogo lento, por isso .. tem que ir no teste e na paciencia. Quando achar a resolução boa com os parametros q atendem a jogabilidade, salve tudo. Abs.

Return to “Português”