SD Card

4 posts
by emaeta » Fri Dec 28, 2012 12:09 pm
Amigos,

Comprei o aparelho e estou aguardando chegar.
Vou comprar também um SD para deixar nele e seguem algumas dúvidas:
1 - Qual a marca que está mais sendo usado se é que isso vai influenciar?
2 - É viável colocar um SD com muito espaço? Tipo 32 Gb? Ou não vale gastar com isso?
3 - Estou vendo vários SDs em conta porém são Class 10. Ele funciona legal com o R-Pi?

Abs,
EM
by randrade » Fri Dec 28, 2012 12:23 pm
Boas,

podes ver uma lista de cartões SD que funcionam e que não funcionam aqui: http://elinux.org/RPi_VerifiedPeriphera ... SD_card.3F

E quanto mais alta a classe do cartão, mais rápido é (portanto, classe mais alta -> mais caro mas mais rápido)

Cumps
by canibalimao » Fri Dec 28, 2012 4:55 pm
Em princípio, qualquer cartão SD class 4, 6 ou 8 recentes funcionam com o aparelho. Alguns class 10 podem ter problemas, mas são poucos. Mas nada como confirmar a lista que o randrade aqui postou para ter a certeza.
Eu uso 2 cartões: um Samsung 8GB Class 6 (daqueles cartões prateados na parte de cima) com o raspbmc e outro Kingston 8GB Class 10 ultimate X 100X com o raspbian. Ambos funcionam lindamente e, sinceramente, acho que entre um class 6 e um class 10 não notas diferenças de velocidade porque o leitor do RPi não consegue lidar com a velocidade toda de um superior a class 6, penso eu de que...

Em relação ao espaço de cartão, tudo depende do uso que lhe vais dar. Não recomendo nada menor que 4GB (seja para um media centre, seja para uma máquina Linux). Se vais usar o XBMC vais precisar de espaço para instalar add-ons. Se vais usar o raspbian precisas de espaço para "brincar". No raspbian meti 1GB de dados a mais só na brincadeira com o emulador de MAME, por isso já deves imaginar que é fácil encher um cartão de 4GB.
by jcman » Fri May 03, 2013 4:33 pm
Boa tarde,
Estou a dar os primeiros passos com Linux.
Tenho um RPI a funcionar como file server, ligado ao meu router wireless.
Fui obrigado a colocar uma PEN USB ligada ao RPI, porque mesmo com um cartão de 8GB, o Linux diz-me que qualquer ficheiro ocupa sempre muito mais do que ele tem na realidade.
Um ficheiro de 1,2Kb ocupa em disco 131,1Kb.

Têm alguma dica como posso corrigir isto?
O meu S.O. é o Raspbian “wheezy”.