Aceder ao RPi por SSH fora da rede doméstica

11 posts
by canibalimao » Sun Nov 25, 2012 5:24 pm
Boas tardes pessoal,

Eu ando aqui a fazer uns testes ao Raspbian e ao RPi via SSH em minha casa, mas queria saber se é possível fazê-lo fora de casa. Ou seja, eu queria fazer SSH ao RPi mas pela internet. Queria estar na faculdade, por exemplo, e estar a controlar o RPi com o Putty, por exemplo.

Já andei a pesquisar e não me aparece nada... Alguém me pode ajudar?
by magno23 » Sun Nov 25, 2012 10:16 pm
tens que fazer port forward no router
vê aqui:
viewtopic.php?f=36&t=20826
by canibalimao » Mon Nov 26, 2012 12:56 pm
Obrigado.

Parece-me que não vou conseguir fazer isso com o meu router da Thomson :cry:
by Joao » Mon Nov 26, 2012 2:58 pm
canibalimao wrote:Obrigado.

Parece-me que não vou conseguir fazer isso com o meu router da Thomson :cry:

consegues pois(digo eu..)...

eu tenho um router da vodafone o Thomson TG784 e dá para fazer isso.

praticamente só tens de saber qual o ip publico e saberes que porta usa o ssh e redireccionares para o respectivo dispositivo.
já fiz o mm para fazer vnc á apple tv 2 e deu, claro que tive de testar.. mas nada que não faças com uma perna as costas...
by canibalimao » Mon Nov 26, 2012 6:10 pm
Mas o meu é talvez o pior router que anda por aí (TG585). É impossível abrir portas como deve ser. Eu já descobri qual é o IP público dele neste momento, mas só posso testar amanhã quando estiver na net da faculdade...
by Joao » Mon Nov 26, 2012 9:40 pm
canibalimao wrote:Mas o meu é talvez o pior router que anda por aí (TG585). É impossível abrir portas como deve ser. Eu já descobri qual é o IP público dele neste momento, mas só posso testar amanhã quando estiver na net da faculdade...

Acede por telemóvel, ou um tablet via 3G..
Usa a rede de um vizinho...lol

Agora a serio, eu testei por telemóvel, foi a melhor forma de testar se acedia bem externamente à rede local.
by magno23 » Tue Nov 27, 2012 12:30 pm
net precisas de estar fora da tua rede, em vez de utilizares o ip de rede local usas o ip publico para aceder
by canibalimao » Tue Nov 27, 2012 9:34 pm
Joao wrote:
canibalimao wrote:Mas o meu é talvez o pior router que anda por aí (TG585). É impossível abrir portas como deve ser. Eu já descobri qual é o IP público dele neste momento, mas só posso testar amanhã quando estiver na net da faculdade...

Acede por telemóvel, ou um tablet via 3G..
Usa a rede de um vizinho...lol

Agora a serio, eu testei por telemóvel, foi a melhor forma de testar se acedia bem externamente à rede local.

Não me apetece estar a gastar 1€ para aceder ao router :lol: Não tenho nenhum plano de internet no telemóvel...

magno23 wrote:net precisas de estar fora da tua rede, em vez de utilizares o ip de rede local usas o ip publico para aceder

Pois, mas não consigo descobrir onde está o IP público do router. Já me fartei de procurar e não vejo nada...
by magno23 » Tue Nov 27, 2012 11:27 pm
nao precisas de saber o ip do router tens é que saber o ip publico do raspberry pi, no router a única coisa que tens que fazer é abrir uma porta e atribui-la ao raspberry
by canibalimao » Wed Nov 28, 2012 8:43 am
magno23 wrote:nao precisas de saber o ip do router tens é que saber o ip publico do raspberry pi, no router a única coisa que tens que fazer é abrir uma porta e atribui-la ao raspberry

Mas se eu souber o IP público do router e lhe meter no fim a porta do raspberry não dá para aceder? Era qualquer coisa como isto: ***.***.***.***:22? Era isso que eu tinha percebido daquele post que o Joao aqui meteu...

Eu já abri a porta do SSH para o RaspberryPi no router. Agora não sei onde hei-de ver o IP do RPi...
by zezinho » Sun Dec 02, 2012 6:10 pm
Os nossos IPs públicos são alterados de X em X horas, logo, sabendo o IP público apenas vai funcioanr até este ser alterado.

Recomendo a utilização de um serviço de DNS dinâmico. Basicamente:

- Criar conta no DynDNS
- Instalar o cliente no Raspberry (http://dyn.com/support/clients/linux/)
- Isto significa que sempre que o nosso IP público é alterado, esta informação vai ser actualizado no DynDNS.
- Fazer port-forward no router, do porto 22 para o IP do Raspberry (o RPI tem que ter IP fixo)
- Utilizar SSH para fazer login no vosso domínio da DynDNS

Conselho: Não deixem os dados de autenticação que vem por omissão (alterem a password do utilizador no RPI)