alimentação 12V

7 posts
by magno23 » Tue Nov 06, 2012 7:11 pm
boas
neste momento estou a utilizar um carregador de psp ligado ao raspberry pi para o alimentar pois tem 5v e 2A mas como é um pouco grande queria utilizar outro carregar, eu tenho um carregador de 12v e 2A que queria utilizar mas estava a pensar em como o ligar ao raspberry e lembrei-me de um carregador automóvel, ou seja, ligar os 12v ao carregador automóvel e ele adaptar a voltagem para os 5v.
Será que funciona? os amperes continuariam iguais?
by pksato » Tue Nov 06, 2012 10:36 pm
Não recomendo fazer tal coisa.
O RPi necessita de uma fonte de alimentação (power supply, PSU) e não de um carregador (Charger).
A maioria dos problemas com o RPi tem relação com o uso de carregadores.
Carregadores não precisam ter exatamente 5V na sua saída, podendo variar bem acima dos 5% tolerados pelo RPi (Não estabilizada). Além da potência não ser a adequada.
O RPi possui uma proteção contra sobre tensão, então na maioria dos casos, o uso de um carregador inadequado não causa a queima do RPi, só o faz funcionar de forma errática.
Compre uma fonte de alimentação adequada para usar com o RPi. Como esse daqui:
http://dx.com/p/5v-2a-regulated-switchi ... 220v-94518
Mas esse não tem o conector USB. Corte um cabo USB e conecte os fios adequados nos bornes da fonte. Um cabo USB custa menos de 1 Euro.
Não que a ideia de usar o carregador de 12V e o carregador de 5V esteja equivocada. Pode ser que funcione, desde que o carregador de 5V realmente tenha 5V na sua saída e suporte um consumo de pelo menos 4W (Somente o RPi).
Existem módulos conversores de 12V para 5V que seguramente podem ser utilizados com o RPi.
http://dx.com/p/dc-12v-to-dc-5v-convert ... 41?item=94 (no ebay se encontra mais barato)
Este já possui o conector mini usb: http://dx.com/p/dc-12v-to-dc-5v-mini-us ... 8?item=369

Uma alternativa, principalmente para quem pretende usar o RPi para controlar algo externo, como motores, e usar uma fonte ATX de computador desktop. Alimente o RPi pelo 5VSB (Stand By), use um dos pinos da GPIO para ativar o restante da fonte, tendo assim 12V, 5V e 3.3V (>150W). O 5VSB e o fio "violeta/roxo" do conector da main board. Para ligar a fonte por completo, basta colocar o fio verde no ground (fios pretos), um transistor de sinal NPN pode ser utilizado para fazer esse chaveamento.
O 5VSB e capaz de fornecer 10W.

O meu RPi esta na caixa devido justamente ao fato de não possuir uma fonte dedicada, e um gabinete (case) apropriado.
by kerml » Wed Nov 07, 2012 9:07 pm
A inmotion vende estas PS

http://www.inmotion.pt/store/micro-usb- ... 5v-1.2a-eu

É a mais adequada que encontrei até agora!
Mas usar uma fonte ATX é o ideal para ligar bastante hardware, como discos externos e algo de controlo!

A ideia de usar uma fonte ATX num rpi está a interessar-me bastante! Talvez fosse util abrir um tópico sobre isso!
Amor de Slackware
Portugal 2007
by rogue » Sun Feb 24, 2013 2:49 pm
fala turma estou pra receber meu rasp daqui a 15 dias
e estava justamente pensando em usar uma fonte atx na verdade estou neste momento
estudando algumas aqui em casa mas como as fonte de pc sofrem um ligeira queda
quando acionamos algum hard tipo gravador de dvd ou hub usb como sou novo no mundo linux
e rpi espero poder ajudar e ser ajudado valeus!
by uilianries » Wed Feb 27, 2013 4:23 am
Você não deve conectar 12V diretamente na entrada, essa sobre-tensão pode danificar o circuito de entrada.
Se não tens conhecimento em eletrônica, compre uma fonte adequada.
Caso contrário, pode colocar um regulador de tensão na saída do 12V, como LM7805, ou fazer um divisor de tensão.
by juliomauro » Fri Mar 08, 2013 1:01 pm
Eu utilizo a fonte do ipad 1 que trabalha com 5v e 2.5ma a quase 6 meses e funciona perfeitamente e nunca tive problema.
by alvaroamorim » Sat Aug 10, 2013 10:00 pm
Julio,

Utilizando a fonte de ipad você conseguiu ligar HD externo diretamente na porta USB sem alimentação externa?